domingo, 22 de abril de 2012

DICAS PARA O SEU DIA A DIA


Livro apresenta 300 dicas para cuidar da própria segurança em casa, trânsito, viagens, e até na balada. Selecionamos dez para ajudar a prevenir furtos ou assaltos - BRUNO CALIXTO (TEXTO), GUSTAVO CAMPOY (INFOGRÁFICO)

Como evitar assaltos ao sair da balada? Qual é a melhor maneira de não atrair atenção indesejada para seu notebook ou tablet? Em várias situações do dia a dia, podemos tomar algumas medidas simples para evitar assaltos ou furtos. Pensando nessas medidas, um livro reuniu 300 dicas sobre como se portar no dia a dia para evitar situações perigosas.

O livro foi elaborado pelo Grupo GR, que atua na área de segurança de condomínios, com base em análises estatísticas do comportamento da violência em grandes cidades.

Segundo Niv Yossef Steiman, um dos especialistas de segurança do grupo, a ideia é mostrar às pessoas algumas regras simples para a prevenção. "O cidadão não pode superar o bandido em combate, mas pode se prevenir. A regra geral é a preparação para evitar a surpresa. E é possível fazer isso com medidas simples, como buscar informações em locais de confiança e não ostentar itens de valor nas ruas, por exemplo".

Steiman também falou sobre o maior erro que alguém pode cometer nesse tipo de situação. "O maior erro do cidadão é reagir. Pessoas erram muito quando escutam notícias de alguém reagiu e se deu bem, porque as pessoas gostam de heróis. Mas esses casos são minoiria. Na maior parte dos casos a pessoa vai pro hospital ou acaba morrendo porque reagiu".