terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O RISCO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO


ZERO HORA 31/12/2013 e 01/01/2014 | N° 17660

HELOISA ARUTH STURM



EXPLOSÃO PERIGOSA

Ano-Novo é época de espetáculo no céu e, também, de feridos durante o uso de artefatos pirotécnicos



Eles são bonitos, mas perigosos. Os fogos de artifício anunciam a chegada do Ano-Novo com um espetáculo de luzes, mas podem causar queimaduras graves se não forem usados corretamente – e, em casos mais extremos, levam à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), uma em cada 10 pessoas que se acidentam em virtude do uso de fogos acaba tendo membros amputados, especialmente dedos. Além das mutilações, as explosões causadas por seu manuseio incorreto podem provocar também lesões de córnea, perda de visão, danos no tímpano e surdez. As principais vítimas são homens, com idade entre 15 e 50 anos, e crianças de quatro a 14 anos.

Levantamento feito no Sistema DataSUS do Ministério da Saúde mostra que, nos últimos 15 anos, foram cerca de 8,5 mil internações e mais de 120 mortes no país em decorrência de queimaduras causadas por fogos de artifício – sendo duas delas no Estado: em Caxias do Sul, em agosto de 1998, e em Gravataí, em fevereiro de 2003. Do total de mortes registradas, mais de 20% das vítimas eram crianças entre zero e 14 anos.

Somente entre janeiro de 2008 e outubro de 2013, foram 39 mortes e 2.757 internações no Brasil para tratamento de queimaduras causadas pelo manuseio incorreto desses artefatos, sendo 55 delas no Rio Grande do Sul.

Os principais motivos da alta incidência de queimaduras e outras lesões provocadas por fogos de artifício, de acordo com a SBCM, são a imprudência e a falta de informação. Por isso, nesse Réveillon, fique atento às dicas de segurança para garantir uma virada de ano sem sobressaltos.