terça-feira, 22 de março de 2011

ARRASTÃO EM RESTAURANTE - COMO PROCEDER



Se acontecer com você - Mariana Barros, Manuela Nogueira e Arnaldo Lorençato | 23/03/2011, Veja São Paulo.

■ A principal recomendação é não reagir. Não tente fugir nem discutir com os assaltantes.

■ Entregue tudo o que eles pedirem. Não vale a pena arriscar sua vida para esconder chaves, celular ou joias.

■ Procure não encarar os assaltantes. Caso observe algum detalhe, como uma tatuagem, comunique-o depois aos policiais. Isso pode ajudar a encontrar os suspeitos.

■ Se a polícia o intimar a depor, colabore. Suas informações podem ser determinantes para a investigação.

■ Faça sempre boletim de ocorrência. O registro é necessário para pedir a segunda via de documentos e fundamental para o trabalho policial. Ele também alimenta a base de dados da polícia. Sem isso, é difícil quantificar e ter a dimensão desse tipo de crime.

■ Cada celular tem uma espécie de chassi chamado imei, registrado na caixa do aparelho ou obtido com a operadora. Guarde esse número em local seguro. Por meio dele, a polícia pode rastrear um telefone roubado e tentar encontrar os bandidos.

■ Tenha à mão o telefone do seu banco para sustar cartões de crédito e talões de cheque. Lembre-se de anotar esse número em algum lugar além de seu celular, já que este também pode ser roubado.

Fontes: Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto Sou da Paz

sábado, 12 de março de 2011

GOLPE CLONAGEM DO CARTÃO


Você recebe uma chamada e a pessoa diz:

- Estamos ligando do Departamento de Segurança da VISA (por exemplo). Meu nome é 'Fulano' e meu número de identificação funcional é 'tal' ...

- O Sr. comprou 'tal coisa' ( qualquer coisa bem estranha, como um 'dispositivo Anti-Telemarketing') no valor de R$ 497,99, de uma empresa em Porto Alegre?

É óbvio que você responde que não, ao que se segue:

- 'Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito ao seu favor. Antes de processar o crédito , gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é tal?' (Isto pode ser encontrado facilmente das listas telefônicas via Internet).

Após responder "sim", o golpista continua ...

- 'Qualquer pergunta que o Sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso Departamento de Segurança.

- Por favor, anote o seguinte número de protocolo '... O bandido lhe dá então um número de 6 dígitos e pede:

- 'O Sr. poderia lê-lo para confirmar?'

Aqui vem a parte mais importante da fraude. Ele diz então:

- 'Desculpe, mas temos que nos certificar de que o Sr. está de posse de seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número'.

Feito isto, ele continua:

- 'Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos números (ou 4 dependendo do cartão)'. Estes são os seus 'Números de Segurança' (Pin Number), que você usa para fazer compras via Internet, para provar que está com o cartão!

Depois que você informa os referidos números, ele diz:

- 'Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o Sr. estava com ele em seu poder.. Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente..

- O Sr. teria alguma outra pergunta?

Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga.

Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra via internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato.
É quase inútil fazer denuncias à polícia.

Até nos USA é difícil o rastreamento destas ligações. Caso receba este tipo de ligação, você pode falar para o bandido desligar que você mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora.

Mas, mesmo que você desligue, fica claro que a melhor maneira é estar alerta e comunicar a todo o mundo sobre a existência de mais este golpe.

Colaboração - JSilveira

sexta-feira, 11 de março de 2011

OCORRÊNCIAS ONLINE



DICAS DA COLUNA DE WANDERLEY SOARES - O SUL, 11/03/2011 - VÁLIDAS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL. EM OUTROS ESTADOS, PESQUISE NA INTERNET OU CONTATE DIRETAMENTE A POLÍCIA CIVIL DE SUA CIDADE PARA VER SE SERVIÇO SEMELHANTE ESTÁ DISPONÍVEL.

Lembrem que é possível fazer o registro de ocorrências de perda/furto de documentos, perda/furto de celular e registro de acidentes de trânsito, sem vítimas, pela internet.

O registro virtual tem a mesma validade legal de que o registro presencial em uma DP de Pronto Atendimento e pode ser feito por meio da Delegacia On-line, no site www.pc.rs.gov.br.

O usuário deve fazer o registro no link "Delegacia On-line" e aguardar receber, no e-mail pessoal, a ocorrência homologada ou, ainda, retornar ao site e digitar o número do protocolo da ocorrência e receber, posteriormente, a homologação.

O PORTAL DA DELEGACIA ONLINE RS

https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dolpublico/index.jsp