sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FALSO SEQUESTRO - DEZ DICAS PARA ESCAPAR


DEZ DICAS PARA ESCAPAR DO GOLPE DO FALSO SEQUESTRO - Zero Hora, 12/11/2010

SITUAÇÃO: Bandidos fazem filho ligar e mentir para o pai, ameaçando matar a mãe. Ao ouvir que filho havia virado refém, pai se desespera, corre para o banco e mobiliza polícia até confirmação da fraude. Notícia em Zero Hora, 12/11/2010.

DICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA:

1. Não passe informações a estranhos por telefone ou por e-mail, mesmo que o interlocutor se apresente como representante de loja, de empresa prestadora de serviço, de entidade pública ou até como policial.

2. Não publique em sites informações pessoais que permitam a ação dos golpistas. Instrua crianças e empregados para isso.

3. Não atenda a telefonemas a cobrar de números que desconhece e desconfie de números de outros Estados.

4. Instale identificador de chamadas em seus aparelhos telefônicos de casa e do local de trabalho.

5. Caso perceba tratar-se apenas de ameaças ou golpes, desligue.

6. Se não tiver certeza disso, verifique se o parente que os bandidos dizem ter sequestrado está bem. Ligue para o telefone celular ou para um fixo em que ele possa estar (do trabalho ou da casa da namorada, por exemplo). Se não conseguir, ligue para os telefones de pessoas que possam estar com ele, como colegas de trabalho.

7. Mesmo se não conseguir contato, não entre em pânico. Tente se certificar de que os bandidos estão mesmo com seu parente, perguntando algo sobre ele, de preferência, de caráter pessoal, como a presença de uma tatuagem.

8. Preste atenção no sotaque, no vocabulário do bandido e o no som ao fundo.

9. Nunca atenda a exigências dos bandidos. Não deposite dinheiro ou compre cartões de recarga de telefone celular.

10. Ao desligar, acione a Brigada Militar pelo telefone 190 e registre ocorrência na delegacia da Polícia Civil mais próxima, mesmo que você não tenha caído no golpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário