sábado, 13 de novembro de 2010

FALSO SEQUESTRO - Saiba como orientar seu filho


FALSO SEQUESTRO - Saiba como orientar seu filho - ZERO HORA , 13/11/2010

1. A partir dos sete anos ou oito anos, os pais já podem começar a orientar os filhos sobre cuidados em relação à segurança. Nesta faixa etária, as crianças seguem a regras bem rígidas, com pouca capacidade de abstração. Por isso, é importante ser objetivo e ter clareza na fala, mas, ao mesmo, cuidar para não assustá-los.

2. Os pais devem dizer que acontecem sequestros, mas que os sequestros também podem ser inventados. Alguns bandidos usam o telefone para fazer isso. Por isso, os pais devem dizer às crianças que elas precisam ter cuidado quando eles não estiverem por perto. Os pais também podem aproveitar a oportunidade para falar sobre assuntos importantes como a mentira e suas consequências.

3. As crianças podem ser orientadas a não atender a ligações de telefone a cobrar, a não dar dados da família, a perguntar, antes de dizer o seu nome, com quem o interlocutor quer falar e a desligar o aparelho caso alguém faça algum tipo de ameaça.

4. Na pré-adolescência, entre 11 anos e 12 anos, os pais podem falar abertamente, pois os filhos já têm capacidade adequada de abstração. Os pais podem orientar os filhos a informarem caso haja qualquer mudança na rotina, a cuidar para que o celular não fique descarregado e a ligar para a polícia caso alguém faça uma ameaça ao telefone. É útil falar sobre casos que já aconteceram e a compartilhar notícias de jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário