DICA PARA OS USUÁRIOS COMUNS
- Educar crianças e adolescentes sobre o risco da exposição excessiva na internet e responsabilidade sobre o que é falado nela.
- Não divulgar fotos sem consentimento de outras pessoas, principalmente quando envolvem situações que acarretam dano a imagem.
- Não emitir declarações acaloradas por impulso. Mesmo se houver arrependimento mais tarde, a pessoa que se sentir lesada poderá ter feito o registro da prova.
- Evitar falar sobre o trabalho, colegas ou a empresa em perfis pessoais.
- Quem usa dados falsos para acessar serviços não disponíveis no Brasil não tem direito de reclamar quando algo dá errado.
- Informações pessoais podem ser usadas por criminosos. Não é prudente publicar rotinas ou planos de férias que deem indicações de quando a casa estará livre para os ladrões.
DICA PARA AS EMPRESAS
- É importante ter presença nas redes mais populares, antes que outras pessoas o façam em nome da empresa.
- Não adianta apenas criar o perfil. Alguém deve ficar encarregado de administrá-lo e responder rapidamente às queixas ou aos questionamentos dos clientes.
- O perfil deve estar acessível a partir da página oficial da empresa, em lugar onde os clientes possam acessar, para que saibam que estão seguindo um canal oficial de comunicação e não um imitador.
- A empresa deve deixar claro quais condutas considera inadequadas nos perfis dos empregados, que devem ser educados sobre como usar a rede sem prejudicar a própria imagem ou reputação da companhia.
- Desestimular o compartilhamento de senhas entre os colaboradores, para diminuir riscos à segurança.
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