terça-feira, 23 de junho de 2015

PREVINA-SE CONTRA BANDIDOS USANDO ROUPAS DE CARTEIRO

VÍDEO: bandidos usam roupa de carteiro para assaltar em Porto Alegre; veja como se prevenir Reprodução/Câmeras de segurança

ZERO HORA.  23/06/2015 - 05h04min -


Por: Adriana Irion



Dois casos de ataques a condomínios ocorridos em Porto Alegre entre abril e maio desafiam a Polícia Civil. Mas, ao contrário do que ocorreu na ação contra o Edifício Vivendas Bela Vista, no bairro Rio Branco, em que não há registros gravados, nestas duas ações houve a captura de imagens claras dos criminosos. As gravações servem como alerta sobre como condomínios podem se precaver de assaltos. ZH teve acesso às cenas, que indicam que os dois ataques — nos bairros São João e Bela Vista — teriam sido protagonizados pelo mesmo grupo. A estratégia adotada é usar um homem trajando roupas semelhantes a de carteiro para facilitar a entrada no local. Depois que o falso funcionário dos Correios ingressa, ele dá acesso aos parceiros. Não é possível ver pelas imagens que tipo de armas o grupo usa.


ZH - PREVINA-SE


Orientações da Polícia Civil


– Os criminosos se aproveitam da imagem da “ausência de perigo” que um funcionário dos Correios representa para obter passe livre às dependências dos condomínios.

 
– Nenhuma pessoa vestida de prestador de serviço ou funcionário público (como policiais) deve ter passe livre sem se identificar.

 
– Os moradores devem unificar um procedimento dentro dos seus condomínios, o qual deve ser passado de forma expressa e taxativa aos seus funcionários de zeladoria e portaria, de forma que tenham uma unidade para receber os Correios.

 
– Para evitar contato pessoal, o melhor é a instalação das já antigas caixas de correios (ou caixas postais) do lado de fora do prédio (com a individualização de cada apartamento), nas primeiras grades do imóvel.

 
– Em caso de encomendas maiores, como as utilizadas pelos criminosos, o ideal é não deixar o carteiro ingressar nem sequer na primeira (se houver mais de uma) entrada do prédio. O porteiro/zelador deve fazer toda a comunicação via interfone.

 
– O porteiro/zelador deve fazer contato com o destinatário para saber se a encomenda é mesmo esperada.

 
– Se o morador não for localizado, o ideal é que o zelador/porteiro não receba a encomenda e apenas fique com os dados e informe o morador.

 
– É aconselhável que o próprio morador deixe um aviso na sua portaria de que está para receber uma encomenda de determinado remetente.

 
– Em muitos condomínios, o porteiro/zelador já conhece o carteiro que trabalha na região, sendo prudente desconfiar quando constatar que a pessoa com as vestes dos Correios não é a mesma. Se o suposto carteiro insistir entregar algo, acione o 190.

 
– Se um morador desconfiar de que o condomínio foi invadido, deve ligar para o 190, e evitar ficar exposto.

Procedimento dos Correios


– O uso do crachá é obrigatório para todos os empregados dos Correios. Ali constam nome, matrícula funcional, RG e CPF, além de conter a foto do empregado.

 
– Em caso de encomendas ou outras formas de entrega em que é necessário assinar recibo, é possível deixar os objetos na portaria, desde que o porteiro seja a pessoa designada pelos moradores para recebê-los.

 
– Caso o porteiro não seja a pessoa para receber encomendas, não será necessário assinar documento para o carteiro.

 
– Dúvidas pelo canal Fale com os Correios, no site dos Correios ou ligações pelo telefone 0800-725-0100.

Fontes: Márcio Cesa, inspetor da 8ª Delegacia da Polícia Civil e assessoria de comunicação dos Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário